IPVA 2021

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores ou tão somente IPVA 2021 é um dos tributos obrigatórios que os cidadãos brasileiros donos de veículos precisam arcar logo no início do ano. E mesmo que o seu bolso fique um pouco apertado não pode deixar de paga-lo, uma vez que o seu veículo ficará irregular. E com isso poderá lhe gerar vários problemas futuros com a fiscalização como, por exemplo, ser apreendido e rebocado durante uma ação de blitz policial. Sendo assim, decidi dedicar um tempo para escrever este artigo e compartilhar contigo as informações mais importantes que dizem respeito ao IPVA 2021. Ficou interessado? Então continue comigo pelos próximos parágrafos.

IPVA 2021

IPVA 2021

Logo abaixo você pode conferir tudo sobre os impostos automotivos, dentre as formas de consulta, valores, como funciona o pagamento do IPVA em atraso e muito mais.


IPVA 2021

O IPVA 2021 é um imposto cobrado todos os anos aos proprietários de veículos em todo o Brasil. Porém, quem possui um carro antigo fica isento do pagamento desse imposto.

O dinheiro é arrecado pelo Detran juntamente com a Secretaria de Fazenda (SEFAZ) e retorna à população através de melhorias públicas como, por exemplo, reforma de estradas, pavimentação de ruas, aumento da sinalização, entre outros.

Por essas e por outras que os contribuintes devem manter os seus veículos regularizados, ou seja, com as taxas do licenciamento devidamente quitadas para evitar riscos, como é o caso de ter o seu veículo guinchado em uma ação de fiscalização.

O IPVA não incide sobre embarcações e aeronaves. Os contribuintes desta obrigação são apenas os proprietários de veículos automotores terrestres.

A criação do IPVA se teve no ano de 1969 e tinha como objetivo substituir o TRU – Taxa Rodoviária Única. A criação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores se deu no estado de São Paulo.

Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores

Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores


Consulta IPVA 2021

O procedimento de consulta ao IPVA 2021 tem sido cada vez mais simples graças ao uso corrente da internet. E você pode acessar as informações a respeito do imposto do seu veículo diretamente do seu dispositivo móvel.

Basta somente estar conectado para realizar o procedimento a seguir bem rápido. Veja o que é preciso fazer:

  • Acesse o site do Detran do estado em que seu veículo foi registrado;
  • Ao ser redirecionado, clique em “Pagamento de IPVA”;
  • Em seguida, informe a placa e o RENAVAM do seu veículo;
  • Depois informe o código de segurança que o sistema apresenta na sua tela;
  • Feito isso, clique no botão “Consultar” localizado abaixo do código.
Exemplo de Consulta IPVA

Exemplo de Consulta IPVA

Pois bem agora é só conferir todos os detalhes que dizem respeito ao seu IPVA e, se quiser, poderá imprimir uma cópia. É só procurar o botão “Imprimir” que geralmente está localizado no final da página e clicar sobre ele.


Valor do IPVA 2021

Valor IPVA 2020O valor do IPVA 2021 não é fixo. Ou seja, ele varia de estado para estado brasileiro. A determinação do valor do imposto é de responsabilidade de cada governo estadual, que define anualmente tanto os valores quanto os prazos de pagamento.

Para se ter ideia, o valor do IPVA corresponde diretamente ao valor do veículo. Desta forma, quanto mais caro ele for automaticamente a tributação será mais elevada.

Confira a seguir o valor do IPVA nos maiores estados brasileiros:

A definição desta porcentagem é realizada somente no segundo semestre de cada ano e leva em consideração a arrecadação que o estado consegue obter.

Uma porcentagem de 20% desse valor é dado ao FUNDEB, o restante é dividido em duas partes, uma direcionada ao estado e outra ao município que o veículo está registrado.

Todos os anos há a possibilidade de alteração nos valores do IPVA, afinal há diferentes motivos para essa variação, como por exemplo:

  • Porte do veículo;
  • Tipo de veículo;
  • Localização;
  • Ano de fabricação do veículo.

Como fazer o cálculo do IPVA 2021?

Como citado acima, o valor do IPVA varia de acordo com alguns fatores, sendo assim, o cálculo é padrão, mas os valores alteram. O DETRAN costuma divulgar essa fórmula do cálculo, que é bastante simples e fácil de ser feita.

Abaixo você pode conferir um cálculo com alíquotas do estado de São Paulo para entender melhor, confira:

  • Valor venal do veículo: R$ 15.000
  • Alíquota: 4%
  • Cálculo do IPVA: 15.000 x 0,04 = R$ 600,00

Alíquotas do IPVA 2021  

As alíquotas do IPVA são a base para que possamos cobrar um determinado valor de uma categoria específica. Acompanhe ainda exemplos das alíquotas do estado de São Paulo:

  • Caminhões: 1%
  • Veículos que só utilizam álcool, eletricidade ou gás: 3%
  • Veículos movidos a gasolina: 4%
  • Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares: 2%
  • As picapes de cabine dupla: 4%

Tabela IPVA 2021

A tabela do IPVA 2021 é de extrema importância para os proprietários dos veículos automotores, pois é a partir dela que se tem o conhecimento de todas as informações referentes ao prazo de pagamento do tributo.

A tabela é bastante simplificada e através dela você acompanha todas as datas com mais tranquilidade e segurança evitando assim de ter que pagar juros e multa, desde que siga as datas e realize os pagamentos dentro dos prazos estipulados pelo governo estadual.

Tabela do IPVA

Tabela do IPVA


Pagamento 2021

O pagamento do IPVA 2021 poderá ser feito em uma única cota ou então parcelado.

  • Caso escolha a primeira opção você ganhará um desconto;
  • Mas se preferir a segunda você poderá realizar o parcelamento do IPVA em até 3 vezes, porém não terá direito ao desconto.

Vale lembrar que o valor do tributo varia de veículo para veículo, pois cada um possui um valor venal, que é o mesmo que o valor de venda conforme a tabela FIPE.

O pagamento do IPVA pode ser realizado em:

  • Qualquer agência bancária (Itaú, Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal, entre outras);
  • Internet Banking;
  • Caixas eletrônicos;
  • Casas Lotéricas e;
  • Postos autorizados.

É só escolher uma dessas opções. Não se esqueça de fazer a quitação dentro do prazo para evitar o pagamento de multa. Espero que esse artigo tenha lhe ajudado. Compartilhe-o nas suas redes sociais.


Isenção do IPVA 2021

Mais uma facilidade para o IPVA é a isenção da taxa para quem possui um veículo em alguma situação específica ou então se enquadra nos requisitos de isenção.

Os veículos com data de fabricação mais antiga são alguns dos que tem direito a esse benefício. No entanto, é importante lembrar que mesmo com a isenção do IPVA, o licenciamento e o DPVAT continuam tendo que ser pagos.

As pessoas com câncer em alguns estados também tem direito a isenção. Confira quais são esses locais:

  • Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte;
  • Distrito Federal;
  • Minas Gerais;
  • Goiás;
  • São Paulo;
  • Rio Grande do Sul;
  • Piauí;
  • Rio de Janeiro;
  • Paraíba;
  • Espírito Santo;
  • Paraná.

O aconselhado é que o cidadão verifique como está a situação no seu estado.

Como solicitar isenção do IPVA 2021?

A solicitação da isenção do IPVA é simples de ser solicitada, basta que você esteja dentro dos requisitos que dão direito a esse benefício.

A forma mais comum de solicitação é através do site da Secretaria da Fazendo do seu estado, é preciso preencher algumas informações e ainda anexar os documentos solicitados.

Caso a isenção seja solicitada por motivo de doença, é obrigatório a exibição de um laudo médico para comprovar a sua enfermidade e então a isenção do IPVA ser liberada.


Parcelamento do IPVA 2021

Para quem não tem condições de pagar o valor do IPVA à vista, em alguns estados é disponibilizado o parcelamento do imposto, o que facilita muito para que o cidadão mantenha o pagamento em dia.

Dependendo do estado de residência do contribuinte, o imposto poderá ser parcelado entre 3 e 5 vezes. Além do parcelamento, os contribuintes podem optar por pagar o imposto à vista, e então, poderão ganhar entre 3% e 10% de desconto.

Junto ao IPVA também é obrigatório realizar o pagamento de outras taxas, o licenciamento do veículo e seguro DPVAT.


Licenciamento 2021

Assim como a carteira de habilitação há outros documentos que são obrigatórios para um condutor de veículos, como é o caso do licenciamento.

O mesmo deve estar com o pagamento em dia e consigo para que possa transitar pelas ruas e rodovias de forma legal, de acordo com as leis de trânsito.

O licenciamento é renovado todos os anos, assim como o IPVA, por isso, se esse último estiver atrasado, você corre o risco de perder o licenciamento também.

Se o contribuinte estiver com irregularidades nas taxas veiculares, estará impossibilitado de transitar com seu veículo pelas vias públicas. Caso deseje estar de acordo com a normalidade, deve estar com o IPVA quitado.


IPVA Atrasado 2021

Sabemos que muitas vezes acontece de esquecermos ou até mesmo não termos o valor necessário para efetuar o pagamento de uma taxa/conta. No entanto, no caso do IPVA é importante realizar o pagamento dessa taxa o quanto antes. Assim, será possível evitar maiores problemas.

Para conferir o valor e emitir o boleto de pagamento você pode utilizar o site do DETRAN do seu estado. A segunda via do boleto do IPVA atrasado pode ser paga nos mesmo locais da primeira via.

Assim que a taxa for paga, você volta a ficar em dia com as leis de trânsito do DETRAN.

Sabe-se que o IPVA que não estiver em dia, consequentemente seu automóvel não terá renovação do registro pelo DETRAN e então estará proibido de rodar pelas estradas do Brasil.

É possível ainda que com esse atraso no pagamento, resultará em dívida ativa.

Pagamento de Multas de Trânsito 

Assim como grande parte dos pagamentos que devem ser feitos, quando você ultrapassa a data limite de pagamento, o valor não será mais o mesmo.

Sobre o valor inicial será aplicada uma multa de 20%, e mais 1% de acréscimo a cada novo mês de atraso, assim sendo, quanto maior o tempo de atraso, o acumulo do valor será cada vez maior.


O que fazer com o IPVA atrasado 2021?

O condutor que estiver com o IPVA atrasado não poderá circular com seu veículo nas rodovias legalmente. Os riscos desse transporte ilegal, são a apreensão imediata do veículo ou então da CNH.

Se essa apreensão acontecer, para fazer a retirada do documento ou do veículo será obrigatório quitar todo valor que estiver em atraso.

Como parcelar o IPVA 2021 atrasado? 

Nem todos estados permitem o parcelamento do IPVA em atraso, por isso, é tão importante se programar para efetuar o pagamento do imposto, e então, evitar maiores conflitos futuros.

Por conta da diferença de requisitos em cada estado, indica-se a verificação estatal. Assim, você pode verificar se o parcelamento do IPVA ou outros benefícios destinados ao imposto estão disponíveis no seu estado.

Em alguns estados por exemplo, é possível parcelar o valor em até seis vezes. Já em outros, a possibilidade de parcelamento é nula.

Emissão do boleto do IPVA atrasado 2021 

O boleto do IPVA atrasado não será igual ao primeiro, isso porque, os valores são diferentes, afinal quanto mais você demorar para pagar o IPVA, maior será o valor a ser pago.

O IPVA atrasado só conseguirá ser pago se você tiver a segunda via do boleto em mãos. A emissão pode ser feita pelo site do DETRAN do seu estado, da mesma forma que é feita a consulta.

Para realização do pagamento de segunda via, você pode dirigir aos mesmos locais citados acima para pagamento do valor original do IPVA.


Consulte o IPVA 2021 do seu estado

Confira a seguir uma lista do IPVA de diferentes estados e consulte informações a respeito da cidade em que você reside:

Reply