Consulta IPVA 2021: Como consultar, valor e quando pagar

Para quem possui um veículo automotor e faz o uso dele no estado do Rio de Janeiro, é preciso cumprir com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para isso você precisará de fazer a consulta IPVA 2021. Através da consulta IPVA é possível saber os valores e obrigações relacionados a essa taxa.

Consulta IPVA 2021
Consulta IPVA 2021

O que é IPVA

O IPVA 2021 é um tributo controlado pelo DETRAN, e o mesmo tem o objetivo de servir em parte para investimentos na cidade em que ele é arrecadado.

A parte restante entra nos cofres do estado, que por sua vez, usa esse valor para investir na saúde, na educação e outras áreas importantes para o seu desenvolvimento sustentável.

Devido a importância desse imposto, o seu pagamento é obrigatório para os cidadãos abrangidos, e o seu valor pode ser conferido por meio da consulta IPVA 2021.

IPVA 2020
IPVA 2021

Confira ainda:

Quem deve pagar o IPVA?

Para efetuar o pagamento bem-sucedido do IPVA não basta somente fazer a consulta IPVA 2021 e conhecer o valor, também é preciso saber quem deve pagar o tributo.

Em suma, o valor do IPVA é exigido de todos os proprietários de veículos automotores com mais de 15 anos desde o seu fabrico, nessa lista estão inclusos os seguintes veículos:

  • Ônibus, caminhões e micro-ônibus;
  • Motocicletas, ciclomotores e Tratores;
  • Barcos, lanchas e aviões de uso pessoal.

Enfim, todo veículo automotor deve fazer o pagamento do tributo, exceto poucos casos em que pode haver a isenção IPVA.

Quanto ao valor a ser pago, o mesmo irá depender do tipo de veículo usado pelo proprietário, e a sua definição tem como base as alíquotas fixadas na tabela montada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Consulta IPVA 2021

A consulta IPVA 2021 deve ser feita com antecedência, de modo que você saiba qual valor deverá pagar e venha a se preparar melhor para a data marcada para o pagamento do tributo.

A boa notícia é que essa verificação pode ser realizada de forma bem simples, diretamente no site oficial do Detran. Siga o passo a passo apresentado abaixo para fazer a sua consulta IPVA:

  • Acesse o site do Detran do seu estado (por exemplo, detran.rj.gov.br);
  • Na página que será aberta, siga inserido o número do seu RENAVAM no campo do formulário. Em seguida insira o código apresentado na imagem exibida e depois clique em “Consultar”.
Consulta IPVA 2020
Consulta IPVA 2021

Feito isso, o site redirecionará a sua consulta IPVA para a página de consulta, e lá você poderá conferir as informações relativas ao pagamento, bem como outros dados importantes deste tributo.

Isenção IPVA

Como mencionado anteriormente, o pagamento do IPVA não é obrigatório para todos, sendo que existem sim alguns casos de isenção. Confira abaixo as ocasiões em que não há necessidade de pagar IPVA:

  • Veículos com mais de 15 anos desde a sua fabricação;
  • Veículos de instituições religiosas, embaixada e consulado;
  • Veículos furtados ou extorquidos;
  • Veículos de instituições religiosas de qualquer culto.
  • Veículos federais estaduais ou municipais;
  • Veículos especiais para pessoas com deficiência física ou visual;
  • Veículos de órgãos filantrópicos com registro legal.

Reply