Como Pagar IPVA 2021 pelo PIX

O IPVA é um imposto estadual e incide sobre a propriedade de veículos, assim cada estado tem o poder de instituí-lo e cobrá-lo. O imposto é obrigatório e o pagamento deve ser feito anualmente, sendo que todo o valor arrecadado é usado para a manutenção e para melhorias aplicadas em rodovias, sinalização ou no tráfego. Abaixo você poderá conhecer o PIX e como pagar IPVA 2021 pelo PIX.

Como Pagar IPVA 2021 pelo PIX

Como Pagar IPVA 2021 pelo PIX

Confira ainda: Bradesco Multas 2021.

O que É PIX?

O Pix é um novo meio de pagamento idealizado pelo Banco Central. É um método de pagamento bem parecido com o TED ou o DOC, mas que é feito em segundos pelo aplicativo do banco, e que em dinheiro cai na conta instantaneamente.

Para facilitar a vida dos motoristas e evitar atrasos com o pagamento, no ano de 2021 o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) poderá ser pago através do método Pix, garantindo assim um pagamento mais rápido e prático, evitando filas e imprevistos com o pagamento.

O que É PIX

O que É PIX

Formas de Pagamento do IPVA

Para consultar o valor do imposto IPVA, o proprietário do veículo pode acessar o site do Detran de seu estado, para consultar também outros dados do veículo. No site o proprietário poderá consultar todas as informações sobre o IPVA de forma prática e online, precisando apenas do número do RENAVAM 2021 e da placa do veículo.

O valor do IPVA é variável e depende do ano em que o veículo foi fabricado, tamanho do veículo, localização do proprietário do veículo (o valor varia conforme o estado) e tipo do veículo. Embora haja variações, os valores têm um valor base que depende do modelo do veículo, e quanto mais antigo o veículo, mais barato será o IPVA.

O pagamento do IPVA pode ser feito presencialmente ou online. Atualmente, o IPVA 2021 pode ser pago:

  • Nos terminais de autoatendimento e nos guichês de caixa;
  • Nas casas lotéricas;
  • Na internet (no site do banco);
  • Com a opção de débito agendado;
  • Em canais oferecidos pelos bancos para fazer o pagamento;
  • Pelo aplicativo do banco, através do método Pix (disponível a partir de 2021), de forma instantânea e online.

Como Pagar IPVA 2021 pelo Pix

Além de realizar transações bancárias de forma instantânea, o Pix também permite que o usuário realize o pagamento de impostos e de taxas de serviços. Para realizar o pagamento do IPVA através do Pix, basta que o proprietário do veículo:

  • Acesse o aplicativo do seu banco e selecione a opção de “Pagamento”.
  • Informe os números presentes na guia de pagamentos ou escaneie o QR Code presente na guia de pagamentos.
  • Na tela do aplicativo irá aparecer os dados do pagamento, como nome do proprietário do veículo, sendo que esses dados devem ser verificados com atenção e modificados caso o preenchimento esteja inadequado.
  • Selecione a opção Pix, confirme o pagamento e finalize a operação.

O método Pix é uma alternativa prática e rápida para o pagamento do IPVA, evitando que o proprietário do veículo esqueça de realizar o pagamento ou realize o pagamento com atraso, pagando juros e multas e podendo ter problemas com o veículo

Reply